O que é o teto preto (ou pressão baixa) e como evitá-lo? - Squadafum

O que é o teto preto (ou pressão baixa) e como evitá-lo?

Janeiro chegou, e com ele a promessa de um novo ano e infinitas possibilidades. E para muitos de nós isso significa uma coisa: aproveitar o verão na praia, cachoeira, fazenda ou qualquer ambiente ao ar livre — o quanto mais próximo da natureza nós pudermos fazer a cabeça, melhor!

Todo mundo curte fumar um tomando um solzinho, mas ninguém quer ser pego pelo “teto preto”. Afinal, você sabe o que significa esse fenômeno? Nós explicamos: na linguagem popular, o teto preto é, basicamente, a famosa pressão baixa.

Com o calor, os vasos sanguíneos se dilatam, fazendo com que o sangue se espalhe mais pelo corpo. Isso pode causar uma queda na pressão arterial, resultando naquela sensação de tontura ou fraqueza. 

Seguindo essas dicas, você mantém a brisa leve e a pressão no nível certo: 

Sombra e água fresca

Se estiver muito calor, evite ficar debaixo do sol forte. Procure uma sombra amiga, beba água e curta a brisa numa boa. Sol e ganja podem ser uma mistura poderosa.

Estômago vazio, jamais

Esteja sempre bem alimentado! Principalmente se você curte uma brisa logo cedo, não esqueça de comer antes. Um café da manhã reforçado pode ajudar a manter a pressão em dia e a brisa mais tranquila.

Sem pressa pra levantar!

Evite mudanças bruscas de posição. Quando for se levantar depois de queimar um, faça isso devagarinho, sem pressa. Dê uma chance para o corpo se ajustar.

Deu teto preto, e agora?

O calor veio com força e, mesmo seguindo todas as dicas corretamente, é possível que o teto preto aconteça. Não se desespere: acontece com todos, e logo passa! 

Caso você sinta tontura, não force. Deite e espere o sangue voltar pra cabeça. A desidratação pode agravar a pressão baixa, então mantenha-se hidratado. Além disso, fazer uma sequência de respirações profundas também é uma boa ideia que pode ajudar a normalizar a sua pressão. 

Seguindo essas dicas, você vai se sentir melhor. Mas caso os sintomas persistam, é hora de considerar buscar ajuda médica. Não hesite em procurar atendimento, especialmente se houver histórico de problemas de pressão. 

Lembre-se, a ideia é manter a tranquilidade. Observe os sinais do seu corpo e, se a pressão der uma escapadinha, siga essas dicas e relaxe que ela já volta!

 

Texto: Bianca Rodrigues / @biancarodriguess

Back to blog

Leave a comment

Please note, comments need to be approved before they are published.